ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Mau hálito: como é o distanciamento social?

Publicado em : 01/07/2020

Autor : Karyne Magalhães

Fonte : Blog Karyne Magalhães - https://www.karynemagalhaes.com.br/mau-halito-como-e-o-distanciamento-social/

Ninguém duvida que isolamento e distanciamento social estão entre os termos mais usados neste ano, principalmente a partir do final de fevereiro, quando houve a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil. Agora sim, nesta época louca que estamos vivendo, muita gente começa a compreender, ao pé da letra, o que significa se distanciar.

Mas na verdade, desde que venho tratando pessoas que apresentam alterações relacionadas ao hálito, o que me trouxe muitos aprendizados, entendo perfeitamente e há bastante tempo o que é se isolar e o peso disso. Nesses casos, isso acontece quando existe o receio sobre a qualidade do próprio hálito e, atendendo essas pessoas, percebo perfeitamente a dor do afastamento relatado por diversos pacientes, que se anulam, temerosos ao que o convívio social poderia dar em resposta a esse problema.

Problema esse, aliás, que, segundo alguns estudos, já afetou até sessenta por cento da população mundial. Mas afinal, por que quem tem halitose clínica ou subclínica tende a se afastar do convívio? A resposta é muito simples: medo da rejeição, da ofensa, do próprio hálito. E isso é tão complexo, tão estigmatizado, que pouco se aborda a halitose, resultado em vários problemas não solucionados.

Tanto é que até mesmo profissionais que deveriam se envolver com o assunto, simplesmente ignoram, enquanto pessoas ficam subtratadas ou sobretratadas na tentativa de erro e acerto de diagnóstico e tratamento. Paralelo a isso, a indústria lucra (e não é pouco) com a venda de produtos que prometem solucionar o mau hálito e as pessoas que sofrem com a halitose perdem as esperanças, deixando de acreditar que é possível encontrar o diagnóstico preciso e o tratamento que possa controlar o hálito e a saúde bucal.

Isso porque apesar da halitose não ser uma doença, ela pode ser um sinal ou sintoma de uma doença bucal ou sistêmica capaz de desequilibrar a homeostase da boca e/ou do organismo. Então, se você acredita que o seu hálito não tem uma qualidade tão boa assim e isso te causa extrema insegurança, te aconselho a buscar ajuda qualificada com um cirurgião-dentista que atua na área na da halitose.

Mas se você está do outro lado, ou seja, se você convive com alguém que nem imagina ter mau hálito e sua vontade é de a avisar sobre isso, então faça. Se encoraje e comunique a situação. Se disponha a ajudar, mas jamais, jamais, tome decisões como se afastar. A halitose tem tratamento e é muito mais simples tratar o mau hálito do que tratar as consequências das desordens psicológicas e do isolamento social. Então, seja afetivo, ofereça ajuda ou se ajude.

Para saber mais sobre profissionais qualificados no diagnóstico e tratamento da halitose acesse: www.abha.org.br ou no Instagram: @abhahalitose.



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]








Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]



voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites