ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Queixas Sensoriais Bucais e Práticas Integrativas

Publicado em : 20/06/2017

Autor : Marignês Theotonio S. Dutra

A Odontologia provavelmente se encontra no seu melhor momento, agregando conhecimento que devolve a boca ao corpo na busca da Harmonização da Saúde, incluindo estética e bem-estar.

Com foco em grandes avanços tecnológicos, a Odontologia salta da cavidade bucal e o dentista retoma seu papel como promotor de saúde, aplicando técnicas extrabucais para tratamentos estéticos e funcionais, como, por exemplo, a Laserterapia, o uso de toxina botulínica e a Modulação Hormonal. Associa-se com profissionais biomédicos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, acupunturistas, esteticistas, terapeutas holísticos... Neste contexto, vamos discutir queixas sensoriais bucais, como halitose (mau hálito), xerostomia (boca seca) e disgeusia (boca amarga).

As QSBs (queixas sensoriais bucais), em geral, acometem indivíduos de gêneros diferentes, várias faixas etárias e condições socioculturais, dando a conotação de que não existem grupos específicos, e sim quadros ou condutas propícias ao desenvolvimento dessas condições. Pelo fato das causas, em geral, estarem associadas a desequilíbrios, seja por questões locais (intrabucais) ou sistêmicas (extrabucais), torna-se necessária uma organização do conhecimento abrangente que todos os profissionais da saúde devem ter, como o olhar para o paciente, e não somente para a queixa, ampliando e buscando auxílio esclarecedor para os colegas promotores de saúde que podem ser envolvidos em cada caso individual.

É sabido que, para se estabelecer um diagnóstico das queixas sensoriais, é necessária uma entrevista detalhada em que o profissional da saúde auxilia o paciente a relembrar todos os fatos que se relacionam com a queixa e com o comportamento do paciente em relação à sua saúde. A esta entrevista dá-se o nome de anamnese. Além disso, alguns exames específicos na cavidade bucal e orofaringe se fazem necessários, incluindo as condições salivares, no intuito de se buscar sinais que estabeleçam uma conexão com a queixa.

O histórico do paciente, em relação ao funcionamento dos sistemas orgânicos e seus hábitos e costumes, dá suporte aos sinais e orienta a conduta do profissional responsável para o tratamento.

Por se tratar de condições multifatoriais, existem questões multidisciplinares a serem consideradas em muitos casos, pois, para que se tenha previsibilidade de manutenção dos resultados obtidos, há de se acompanhar as novas condutas sugeridas. Considerando-se o perfil do paciente e a sua disposição às práticas complementares que darão suporte ao resultado do tratamento, podemos sugerir práticas integrativas, cujo conceito se encaixa perfeitamente nesse contexto, pois vai de encontro ao bem-estar físico, mental e espiritual.

Tais práticas são procedimentos baseados no conceito da Medicina Integrativa, que reafirma a importância da relação entre o paciente e o profissional de saúde, foca na pessoa em seu todo, é informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, profissionais de saúde e disciplinas para obter o melhor da saúde e cura (Consortium of Academic Health Centers for Integrative Medicine, EUA).

Através das práticas integrativas, o corpo encontra mais rapidamente o seu equilíbrio e homeostase. Esta é definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo. O meio interno, por sua vez, é definido como os fluidos que circulam pelas nossas células, o chamado líquido intersticial. Em organismo equilibrado, circulam menos toxinas, denominadas radicais livres, que podem reduzir a imunidade e comprometer a engrenagem que rege nossa saúde com várias repercussões pelo organismo.

Dessa forma, repercussões bucais como a presença de bruxismo, alterações salivares, sensações como ardência, secura e gosto ruim, podem ter o tratamento suportado por terapias que buscam esse equilíbrio, como a laserterapia sistêmica e até mesmo práticas como Yoga, meditação, relaxamento e drenagem linfática.

Essas práticas podem até substituir ou dar suporte aos procedimentos convencionais como medicações e produtos. Tudo passa ser a critério de quem prescreve (conhecimento) e de quem vai receber (motivação). Nesse sentido, nossa responsabilidade, enquanto promotores de saúde, é buscarmos no perfil de cada paciente a melhor resposta para suas queixas.

 

Marignês Theotonio S. Dutra

Mestre em Clínica Odontológica Integrada

 

 

 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites