ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Hálito com gosto de acetona indica jejum prolongado ou é sinal de diabetes

Publicado em : 28/03/2019

Autor : Amanda Milléo

Fonte : Viver Bem - https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/halito-de-acetona-indica-jejum-prolongado-ou-problemas-mais-graves/

Quem adere a uma dieta low carb pode não saber, mas o hálito tende a mudar. Com gosto metálico, que lembra a acetona, ou às vezes mais adocicado, a halitose cetônica é apenas um reflexo das alterações que o organismo teve de fazer para se adaptar à falta de glicose ou a um jejum prolongado.

Ao cortar os carboidratos de uma dieta, ou ficar muito tempo sem comer, o corpo fica sem a principal fonte de energia e tende a buscar pela glicose por outras vias. Uma delas é a quebra dos ácidos graxos, ou as gorduras, que acabam levando à liberação dos chamados "corpos cetônicos". São esses que geram o hálito de acetona (ou cetônico).

"O hálito fica parecido com a acetona, aquela usada para a retirada do esmalte, ou metálico. A sensação adocicada é mais comum em casos de hipoglicemia, que pode acontecer com os diabéticos, quando a doença não está bem controlada", explica Claudia Christianne Gobor, vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia, seção Paraná e presidente da Associação Brasileira de Halitose.

Como evitar

O hálito de acetona não é causado por nenhum alimento específico, mas pela falta deles. Assim, o tratamento mais indicado, conforme lembra Gobor, é evitar longos períodos sem se alimentar — e incluir a variedade dos grupos nutricionais no prato, inclusive os carboidratos.

"Alimentar-se a cada três ou quatro horas, e sempre ingerir líquidos. Chá, suco, água, ajudam a fazer uma limpeza na boca", sugere a especialista.

A fama das dietas sem carboidratos fez com que a halitose cetônica aparecesse com mais frequência no consultório de Diego Malucelli, médico otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba.

"Essa não é a causa mais comum, as principais causas de halitose ainda estão relacionadas à higiene oral, ou alterações dentárias, gengivites, saburra lingual. Alguns medicamentos também acabam por reduzir a salivação e isso pode levar ao mau hálito", explica o especialista.



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites