ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Algumas observações que poderão ajudar àqueles que trazem consigo esta queixa que é o mau hálito

Publicado em : 16/10/2020

Autor : Beatriz Alhanati

Quem avisa amigo é

Este é o tema da nossa campanha  no combate à halitose

(ABHA 2020) , e hoje quero deixar aqui algumas observações que poderão ajudar àqueles que trazem consigo esta queixa, tão desagradável, que é  o mau hálito.  

Ao longo dos últimos vinte anos e segundo os vários depoimentos que recebi no consultório quando da alta do paciente de seu tratamento para  halitose, ter bons hábitos alimentares é fundamental no controle do mau hálito ou, como muitos chamam,  na “cura”  desse problema, assim como também são capazes de debelar várias sintomatologias e até doenças que os acompanham.

Importante compreender que cada um tem uma fisiologia específica e individualizada. O que faz mal para um pode ser bom para o outro.

O organismo humano precisa de nutrientes essenciais, os quais não trabalham sozinhos. Estes incluem os carboidratos, gorduras e proteínas ( macronutrientes) , assim como as vitaminas e minerais ( micronutrientes).

Não se pode esquecer a água, a qual é um nutriente vital responsável por sustentar todos os processos da vida, e as fibras presentes nos diversos alimentos, as quais ajudam a regular a passagem do alimento através do trato gastrintestinal favorecendo a absorção dos vários nutrientes.

A digestão se inicia na cavidade bucal, através da mastigação e da constante  ação das enzimas contidas na secreção salivar , principalmente da amilase a qual é específica para os amidos !  Mas, como está nosso padrão salivar? Isso é muito importante ser analisado .  A sialometria faz parte da nossa rotina no consultório e com certeza,  restabelecer  o padrão salivar  (se estiver alterado) está diretamente ligado às melhoras das alterações gustativas e da halitose.

Na busca de uma alimentação equilibrada, deve-se evitar o excesso de alimentos ricos em gorduras e proteínas pois muitas são ricas em aminoácidos que contém enxofre.

Muitos são os que abusam das batatas-fritas, dos hambúrgueres, queijos, sorvetes....além dos chopinhos e outras bebidas alcoólicas, o que com certeza vão contribuir para a formação daquela camada esbranquiçada que ocorre na língua ( saburra lingual).

Enfim, muitas são as causas da halitose e num tratamento todas elas devem ser cuidadas.

Hoje, foquei aqui a necessidade de observarmos uma alimentação saudável ( apenas alguns itens ) pois esta é sim muito importante para que tenhamos um hálito gostoso e mesmo com algumas dificuldades, tudo é possível quando queremos atingir um objetivo.

Beatriz Alhanati

Periodontista – Homeopata

Oris – Rio



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]








Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]



voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites