ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Algumas observações que poderão ajudar àqueles que trazem consigo esta queixa que é o mau hálito

Publicado em : 16/10/2020

Autor : Beatriz Alhanati

Quem avisa amigo é

Este é o tema da nossa campanha  no combate à halitose

(ABHA 2020) , e hoje quero deixar aqui algumas observações que poderão ajudar àqueles que trazem consigo esta queixa, tão desagradável, que é  o mau hálito.  

Ao longo dos últimos vinte anos e segundo os vários depoimentos que recebi no consultório quando da alta do paciente de seu tratamento para  halitose, ter bons hábitos alimentares é fundamental no controle do mau hálito ou, como muitos chamam,  na “cura”  desse problema, assim como também são capazes de debelar várias sintomatologias e até doenças que os acompanham.

Importante compreender que cada um tem uma fisiologia específica e individualizada. O que faz mal para um pode ser bom para o outro.

O organismo humano precisa de nutrientes essenciais, os quais não trabalham sozinhos. Estes incluem os carboidratos, gorduras e proteínas ( macronutrientes) , assim como as vitaminas e minerais ( micronutrientes).

Não se pode esquecer a água, a qual é um nutriente vital responsável por sustentar todos os processos da vida, e as fibras presentes nos diversos alimentos, as quais ajudam a regular a passagem do alimento através do trato gastrintestinal favorecendo a absorção dos vários nutrientes.

A digestão se inicia na cavidade bucal, através da mastigação e da constante  ação das enzimas contidas na secreção salivar , principalmente da amilase a qual é específica para os amidos !  Mas, como está nosso padrão salivar? Isso é muito importante ser analisado .  A sialometria faz parte da nossa rotina no consultório e com certeza,  restabelecer  o padrão salivar  (se estiver alterado) está diretamente ligado às melhoras das alterações gustativas e da halitose.

Na busca de uma alimentação equilibrada, deve-se evitar o excesso de alimentos ricos em gorduras e proteínas pois muitas são ricas em aminoácidos que contém enxofre.

Muitos são os que abusam das batatas-fritas, dos hambúrgueres, queijos, sorvetes....além dos chopinhos e outras bebidas alcoólicas, o que com certeza vão contribuir para a formação daquela camada esbranquiçada que ocorre na língua ( saburra lingual).

Enfim, muitas são as causas da halitose e num tratamento todas elas devem ser cuidadas.

Hoje, foquei aqui a necessidade de observarmos uma alimentação saudável ( apenas alguns itens ) pois esta é sim muito importante para que tenhamos um hálito gostoso e mesmo com algumas dificuldades, tudo é possível quando queremos atingir um objetivo.

Beatriz Alhanati

Periodontista – Homeopata

Oris – Rio






Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]





Probióticoterapia

Probióticoterapia

 20/11/2019

  Você sabia que existem “bactérias do bem” e que elas podem contribuir com o tratamento do mau hálito? Os probióticos são microrganismos vivos capazes de contribuições importantes para a saúde. Eles dificultam o [...]




7º Encontro Brasileiro de Halitose

7º Encontro Brasileiro de Halitose

 09/08/2019

  PROGRAMAÇÃO:   09h - 13h - Simpósio “Como integrar o cuidado com o hálito na prática clínica diária? Ministrantes: Ana Elisa da Silva - Especialista em Periodontia; Mestre em clínica odontológica [...]


Cáseos amigdalianos: bolinhas malcheirosas que saem da garganta

Cáseos amigdalianos: bolinhas malcheirosas que saem da garganta

 07/08/2019

 Blog Da Boca pra Fora - Ludovica - O Popular

 https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/blog-da-boca-pra-fora/blog-da-boca-pra-fora-1.859656/c%C3%A1seos-amigdalianos-bolinhas-malcheirosas-que-saem-da-garganta-1.1416079

  Os cáseos amigdalianos são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas que não cheiram bem e se desprendem das amígdalas quando se espirra, tosse, engole saliva ou, até mesmo, quando se comprime a região das amígdalas. As [...]



6º Encontro Brasileiro de Halitose

6º Encontro Brasileiro de Halitose

 03/05/2019

Quer saber mais sobre uma das qualificações que mais cresce em interesse entre os Cirurgiões-Dentistas? Se você acompanha nosso trabalho nas Redes Sociais, já sabe que 58 milhões de brasileiros, ou 30% da população [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites