ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Avise seu amigo com mau hálito com essa ferramenta anônima

Publicado em : 25/09/2019

Autor : Cecília Aimée Brandão

Fonte : Gazeta do Povo - https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/associacao-tem-espaco-para-avisar-amigo-sobre-mau-halito-sem-constrangimentos

 

Já imaginou poder avisar, sem nenhum tipo de constrangimento, que algum amigo, funcionário, chefe, parente, crush ou qualquer outra pessoa tem mau hálito?

O odor é implacável e pode prejudicar relacionamentos pessoais e profissionais, afinal de contas é desagradável ficar por perto de alguém que sofra com esse problema e, qualquer sinal de alerta para a pessoa, pode acabar em uma saia-justa.

Foi com essa preocupação que a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) criou no seu site (www.abha.org.br) o serviço SOS Mau Hálito, um espaço na Internet para pessoas que têm um amigo portador desse problema e ficam constrangidas de informá-lo.

A ABHA envia um e-mail para aquela pessoa que se quer avisar, com todos os esclarecimentos possíveis a respeito do assunto, mas sem identificar a fonte da informação, de forma anônima.

Mas o que é a halitose? A cirurgiã dentista e presidente da ABHA, Cláudia Christianne Gobor, explica que é uma alteração do padrão normal do hálito, sintoma de algum problema de origem local, geral, sistêmica e/ou emocional – não é uma doença, mas uma consequência de um desequilíbrio.

“O mau hálito altera o padrão de comportamento na vida social, familiar e profissional, levando o paciente a apresentar uma tendência ao isolamento e distanciamento das pessoas”, comenta.

“Existem mais de 50 causas e, em aproximadamente 90% delas, a origem é bucal. Pode ser também fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado e dietas inadequadas), causas locais (má higiene bucal, placas bacterianas retidas na língua e/ou amídalas, baixa produção de saliva ou doenças da gengiva), ou mesmo causas sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre e outros)”, explica a dentista.

Um terço da população adulta tem halitose

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o número de pessoas com mau hálito chega a 30% da população adulta. O primeiro passo para resolver esse problema é procurar um dentista para receber orientações sobre a higienização de toda a boca (dentes, gengiva, língua e mucosa).

“Se mesmo assim o problema persistir, pode ser um alerta para doenças renais ou hepáticas, constipação intestinal, alterações nas vias aéreas superiores, diabetes ou síndrome de Sjogren (distúrbio do sistema imunológico caracterizado por boca e olhos secos). Isto tudo é analisado no consultório e se desconfiarmos de alguma alteração sistêmica, encaminhamos o paciente para tratamento médico”, alerta Cláudia.

O uso de balas, chicletes ou sprays deve ser feito com cautela, em situações pontuais, “esses produtos mascaram o hálito, sobrepondo seu aroma e, após o seu efeito acabar, o problema volta a existir”, completa.

 

Como prevenir e evitar o mau hálito?

Confira dicas da Associação Brasileira de Halitose:

  • Cuide da alimentação;
  • Tome água com mais frequência;
  • Evite comer gorduras, condimentos e alimentos com odor carregado (o excesso de proteína ajuda na proliferação da halitose);
  • Execute uma higienização de língua efetiva;
  • Escove os dentes após todas as refeições, usar fio dental e visitar o seu dentista regularmente a cada seis meses.


 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites