ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Mau hálito: quem avisa amigo é

Publicado em : 21/09/2020

Autor : Karyne Magalhães

Fonte : O Popular - https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/blog-da-boca-pra-fora/blog-da-boca-pra-fora-1.859656/mau-h%C3%A1lito-quem-avisa-amigo-%C3%A9-1.859664

Imagine a seguinte cena: você está linda, maravilhosa e confiante, sorrindo aos ventos. Conversa pra lá, conversa pra cá, mas se dá conta, ao olhar no espelho, que seus dentes estão sujos do batom vermelho que deveria te deixar ainda mais atraente. Ou pior, sujos da chia que veio na sobremesa do restaurante. Complicado, não é mesmo?

É uma situação em que ficamos todos constrangidos. De um lado, você por estar com os dentes sujos e do outro, seu interlocutor que, sem graça, não quis alertar para que limpasse aqueles lindos dentes maculados pela sujeirinha corriqueira.

E quando o assunto é o mau hálito?

Pode ser mais difícil ainda! Quem é que tem coragem em avisar que o hálito da outra pessoa está desagradável? Quase ninguém tem!

Mas avisar o ente querido que o hálito está ruim é uma prova de carinho, respeito e o melhor presente que você poderia dar. Existe um problema sério, que nós, dentistas, chamamos de Halitose - o popular mau hálito - que, normalmente, a pessoa não sabe que possui. Isso porque o olfato (nariz) se adapta a qualquer cheiro, o que chamamos de fadiga olfatória - mesmo caso quando você usa um perfume há muito tempo e não se dá conta mais do cheiro. Nessa situação, é importante o aconselhamento e a discrição para que a pessoa tenha conhecimento e possa resolver o problema.

E as causas podem ser diversas. Se engana, por exemplo, quem apenas correlaciona o mau hálito à falta de higiene bucal ou aos problemas estomacais. Eles também podem ser os causadores da Halitose, no entanto essa alteração está em 90% dos casos relacionada a algum transtorno bucal, como exemplo, a baixa salivação, algumas doenças bucais ou até mesmo uma dieta completamente desequilibrada.

Mas como avisar alguém que padece desse mal e nem se dá conta? Se você fica sem jeito em comunicar seu amigo, familiar ou colega de trabalho que está com problemas de hálito, saiba que existe, por exemplo, um serviço da Associação Brasileira de Halitose que pode te ajudar. No site da Abha, o SOS Mau Hálito recebe essa informação e repassa, de uma forma delicada e profissional, sem identificador o "comunicador", a indicação de se procurar um especialista. A pessoa recebe uma lista com o nome de cirurgiões-dentistas capacitados no diagnóstico e tratamento da Halitose, tendo profissionais disponíveis em quase todos os Estados brasileiros.

Nessa horas é preciso coragem. Nada de ficar evitando a pessoa ou marcando reuniões via internet, pois você pode ser o grande transformador da vida social, afetiva e profissional desse seu amigo! É importante que cuidemos da nossa imagem, o que passamos para as outras pessoas. Inclusive, nesse caso, o que sai da boca pra fora.

 

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Halitose e Laserterapia, membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e da Associação Brasileira de Halitose (Abha).



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]








Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]



voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites