ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Mau hálito de máscara

Publicado em : 05/05/2021

Autor : Karyne Magalhães

Fonte : O Popular - https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/blog-da-boca-pra-fora/blog-da-boca-pra-fora-1.859656/mau-h%C3%A1lito-de-m%C3%A1scara-1.2233765

 

Há mais de um ano as máscaras, sejam descartáveis ou não, têm sido acessórios frequentes nos rostos da população mundial. E para um país que nunca usou máscaras a fim de evitar contaminação, até que estamos bem comportados. Mas infelizmente, o uso dessa peça não é tão simples assim. Isso até mesmo para pessoas como eu, cirurgiã-dentista, que sempre trabalhou de máscaras. Não o tempo todo, claro, já que enquanto o paciente não estava na cadeira, eu não precisava usar. Mas agora, durante a pandemia, não dá para tirar a máscara no consultório. 

E assim as marcas do uso contínuo ficam no meu rosto e orelha. Mas não no meu psicológico, porque sei que preciso proteger minha equipe, meus pacientes e a mim mesma. Mas e em relação ao hálito, você sabe onde ficam as marcas da máscara? Talvez isso nunca tenha passado pela sua cabeça ou, então, você não tenha se sentido inseguro em relação ao próprio hálito a ponto de entender as marcas que ficam gravadas no estado emocional/psicológico de quem passa pela halitose.

Mas as piadinhas e memes não param. São coisas do tipo: "agora com a máscara ela sente o bafo". E sabe por que ouvir isso dói mais ainda? Porque para além do problema em si, tem gente que está impossibilitada de sair de casa para tratar.  Às vezes, a pessoa que sofre de halitose não tem dinheiro pra consulta e tratamento ou mesmo desconhece a intensidade do problema. Até porque, mesmo em tratamento, nem sempre nós, profissionais, conseguimos controlar em pouco tempo as alterações que ocasionam o mau hálito.

E na verdade, só a dúvida sobre o próprio hálito já gera insegurança e isolamento. E eu sei bem que não é fácil falar sobre o assunto, mas é preciso. Além disso, também é preciso entender que o mau hálito de origem bucal muitas vezes não é da falta de higiene.  Raríssimas também são as possibilidades de origem no estômago. As alterações salivares e doenças bucais chegam próximas a 100% das causas. Lembrando que para acontecer a halitose, nem sempre o desequilíbrio bucal tem que ser grande.

Além do que não sentimos o próprio hálito. Nosso olfato se acostuma a qualquer odor quando exposto constantemente a ele. Um bom exemplo é quando você sente o cheiro do abacaxi maduro. Se você não descascar aquele abacaxi na hora e guardar na geladeira, em poucos minutos o cheiro se torna mais fraco e, horas depois, você não sente mais o odor agradável de fruta doce. 

Mas agora, com o uso das máscaras, algumas pessoas, em algum momento, podem ter sentido um cheiro ruim e acreditar que está com mau hálito. E bem, pode ser que o seu hálito esteja comprometido sim, mas pode ser que não. As secreções da boca e nariz, chamadas de muco nasal e saliva (que também é muco), acabam ficando parados nos tecidos das máscaras, já que muitos têm rinite e algum corrimento nasal. E claro, hora ou outra vamos conversar, respirar, tossir, bocejar e/ou espirrar, literalmente contaminando as máscaras com matéria orgânica (perdigotos de saliva), acompanhada de bactérias que podem liberar um cheiro que talvez não seja agradável conforme a sua percepção olfativa. 

Isso tudo naturalmente pode gerar essa dúvida. Sendo assim, para saber se você tem ou não tem mau hálito, é essencial procurar um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento da halitose.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, especialista em Prótese Dentária, qualificada no diagnóstico e tratamento da Halitose e Disfunções Salivares, habilitada na Laserterapia, Vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]








Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]



voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites