ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Você já ouviu falar sobre a Matriz Swot ou Análise SWOT?

Publicado em : 05/04/2020

A Matriz SWOT tem a aplicação clássica voltada a negócios. Mas, hoje queremos propô-la com o viés do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal.

Confira alguns benefícios que esse exercício pode trazer para você:

- Apropriação de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria,
- Compreensão sobre as melhores formas de interagir com elementos que não estão sob seu controle (ambiente externo);
- Desenvolvimento de estratégias para aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças;
- Processo de tomada de decisão mais rápido e efetivo;
- Auxílio para traçar metas realistas de curto e médio prazo;
- Estímulo para o pensamento lógico e criativo;
- Visualização clara da situação atual;
- Desenvolvimento de estratégias para destacar suas forças e diminuir o impacto dos seus pontos fracos.

E então? Mãos à obra?!

 

Antes de mais nada, vamos entender a estrutura da matriz; observe a imagem acima, formada por 4 quadrantes que se conectam formando um quadro maior baseado em 2 tipos de ambientes:

Interno: São os aspectos controlados por você e podem ser desenvolvidos ou aprimorados na medida em que você se esforça nesse sentido. Suas capacidades intelectuais e de relacionamento, conhecimentos e competências pessoais.

Externo: Aqui o foco está no ambiente no qual você vive. São aspectos que não estão sob o seu controle, mas podem ser maximizados ou reduzidos.

Para ter capacidade de análise e conhecimento sobre esses macro-cenários, preencha cada um dos quadrantes abaixo considerando:

Forças: Aqui você deve registrar detalhadamente suas aptidões pessoais. Pontos fortes, habilidades e hábitos positivos. Fatores que podem te ajudar na conquista de seus objetivos pessoais.

Para te ajudar a definir suas forças, preparamos algumas perguntas:

- Quais são suas principais qualidades? Aqueles traços da sua personalidade que são mais marcantes que e te diferenciam.
- Quais são as suas características mais elogiadas e reconhecidas pelos outros?
- E seus talentos? O que você faz de melhor?
- Quais são os bons hábitos que você cultiva?

Fraquezas: Este é o espaço reservado para identificar as dificuldades, limitações e traços da sua personalidade que podem ser obstáculos para atingir suas metas e objetivos.

Pense:

- Quais são as suas características pessoais que mais sabotam o seu sucesso?
- Quais hábitos ou habilidades que você acredita que precisa desenvolver?
- O que você não gosta de fazer, mas seria importante para atingir seus propósitos de vida?
- Quais hábitos você tem e sabe que são prejudiciais?
- Quais oportunidades de melhoria já foram apontadas nos feedbacks que você recebeu?


Oportunidades: Agora que você já conhece suas forças, vamos avaliar o ambiente externo, ou seja, questões macro que não estão sob o seu controle, mas que podem representar oportunidades. Analise tudo o que está acontecendo a sua volta e os cenários nos diferentes aspectos da sua vida pessoal, profissional, afetiva, social e familiar com olhar crítico e determinado a identificar possibilidades.

Ameaças: A análise é a mesma que você realizou para identificar as oportunidades, só que agora precisa identificar aspectos que estão fora do seu controle e afetam suas metas e objetivos. Novamente avalie sua vida sobre diferentes viéses e registre todos os pontos que podem representar dificuldades.

A proposta desse exercício é uma análise profunda. Um verdadeiro mergulho para olhar com cuidado e atenção para você e o cenário no qual está inserido. Etapa base para análise e planejamento, as próximas etapas desse processo sobre a qual falaremos em breve.

Agora é com você! Bom trabalho!



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]








Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]



voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites