Você já ouviu falar sobre a Matriz Swot ou Análise SWOT?
Publicado em : 05/04/2020
A Matriz SWOT tem a aplicação clássica voltada a negócios. Mas, hoje queremos propô-la com o viés do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal.
Confira alguns benefícios que esse exercício pode trazer para você:
- Apropriação de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria,
- Compreensão sobre as melhores formas de interagir com elementos que não estão sob seu controle (ambiente externo);
- Desenvolvimento de estratégias para aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças;
- Processo de tomada de decisão mais rápido e efetivo;
- Auxílio para traçar metas realistas de curto e médio prazo;
- Estímulo para o pensamento lógico e criativo;
- Visualização clara da situação atual;
- Desenvolvimento de estratégias para destacar suas forças e diminuir o impacto dos seus pontos fracos.
E então? Mãos à obra?!
Antes de mais nada, vamos entender a estrutura da matriz; observe a imagem acima, formada por 4 quadrantes que se conectam formando um quadro maior baseado em 2 tipos de ambientes:
Interno: São os aspectos controlados por você e podem ser desenvolvidos ou aprimorados na medida em que você se esforça nesse sentido. Suas capacidades intelectuais e de relacionamento, conhecimentos e competências pessoais.
Externo: Aqui o foco está no ambiente no qual você vive. São aspectos que não estão sob o seu controle, mas podem ser maximizados ou reduzidos.
Para ter capacidade de análise e conhecimento sobre esses macro-cenários, preencha cada um dos quadrantes abaixo considerando:
Forças: Aqui você deve registrar detalhadamente suas aptidões pessoais. Pontos fortes, habilidades e hábitos positivos. Fatores que podem te ajudar na conquista de seus objetivos pessoais.
Para te ajudar a definir suas forças, preparamos algumas perguntas:
- Quais são suas principais qualidades? Aqueles traços da sua personalidade que são mais marcantes que e te diferenciam.
- Quais são as suas características mais elogiadas e reconhecidas pelos outros?
- E seus talentos? O que você faz de melhor?
- Quais são os bons hábitos que você cultiva?
Fraquezas: Este é o espaço reservado para identificar as dificuldades, limitações e traços da sua personalidade que podem ser obstáculos para atingir suas metas e objetivos.
Pense:
- Quais são as suas características pessoais que mais sabotam o seu sucesso?
- Quais hábitos ou habilidades que você acredita que precisa desenvolver?
- O que você não gosta de fazer, mas seria importante para atingir seus propósitos de vida?
- Quais hábitos você tem e sabe que são prejudiciais?
- Quais oportunidades de melhoria já foram apontadas nos feedbacks que você recebeu?
Oportunidades: Agora que você já conhece suas forças, vamos avaliar o ambiente externo, ou seja, questões macro que não estão sob o seu controle, mas que podem representar oportunidades. Analise tudo o que está acontecendo a sua volta e os cenários nos diferentes aspectos da sua vida pessoal, profissional, afetiva, social e familiar com olhar crítico e determinado a identificar possibilidades.
Ameaças: A análise é a mesma que você realizou para identificar as oportunidades, só que agora precisa identificar aspectos que estão fora do seu controle e afetam suas metas e objetivos. Novamente avalie sua vida sobre diferentes viéses e registre todos os pontos que podem representar dificuldades.
A proposta desse exercício é uma análise profunda. Um verdadeiro mergulho para olhar com cuidado e atenção para você e o cenário no qual está inserido. Etapa base para análise e planejamento, as próximas etapas desse processo sobre a qual falaremos em breve.
Agora é com você! Bom trabalho!