ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Mais saliva, mais saúde.

Publicado em : 18/10/2016

Fonte : Ludovica - Blog Da Boca pra Fora -


Você pode até não ter se dado conta, mas sem saliva fica impossível levar uma vida normal. Afinal, você já ficou sem saliva ou conhece alguém que já passou por isso? A saliva é um líquido muito mais precioso do que se possa imaginar. É ela que nos possibilita conversar, mastigar, engolir, sentir o gosto dos alimentos. É ela também que nos protege contra o mau hálito, doenças bucais, gastrointestinais, ajuda na digestão e que previne a doença bucal mais comum: a cárie.

Naqueles momentos de estresse ou de ansiedade, dá para se ter ideia do que seria, mas isso, essa alteração transitória, não é nada perto do baixo fluxo salivar contínuo. Os idosos polimedicados são as pessoas que mais sofrem com as alterações salivares. E ainda hoje muita gente pensa que o idoso reduz o seu fluxo salivar a partir da idade. Isso não é verdade. O fluxo salivar do idoso fica alterado porque a maioria não ingere a quantidade de água suficiente para hidratar o organismo e fazem uso de medicamentos considerados "xerostômicos".

A expressão "água é vida" é corretíssima! Assim como: "saliva é saúde". Para evitar os baixos fluxos salivares, aqui vão algumas dicas:

- Água: beberique água ao longo do dia, não espere sentir sede para tomar água. O ideal é a ingestão de 2,7 litros para mulher e 3,7 litros para os homens.

- Alimentos: prefira os alimentos naturais, menos cozidos ou liquidificados. Quanto mais consistente for o alimento, mas você terá que mastigar, estimulando a produção de saliva.

- Evite se irritar, passar por momentos de estresse e ansiedade. Talvez essa orientação seja a mais complicada, porém, não é impossível.

- No trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar, tente relaxar, se divertir no que estiver fazendo.

- Atividade física: faça exercícios que te dê prazer. A atividade física precisa ser regular. Quanto mais regular, mais benefícios para o corpo e a mente.

- Boas noites de sono: um sono tranquilo pode ser reparador.

- Check-ups médico-odontológico.

- Verifique com o profissional de saúde se há alguma medicação que possa ser substituída por outra que traga menos danos à produção salivar. Outro fator importante é que ela não coincida com o pico mais alto do fluxo salivar que ocorre a tarde, bem próximo ao final do dia.

E se nada disso estiver proporcionando mais saliva e mais conforto bucal, procure um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares. Tenha em mente: a saliva é o termômetro da saúde bucal!



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites