ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Você sabia que crianças também podem ter mau hálito?

Publicado em : 08/09/2016

Fonte : Saúde Terra -

Mau hálito é um problema desagradável que pode afetar qualquer pessoa. Qualquer pessoa mesmo, inclusive as crianças. No caso dos pequeninos, os motivos para a aparição desse problema podem ser os mais variados e cabe aos pais ficarem atentos aos sinais. Mas como evita-los  e trata-los? Segue lendo que a gente te explica.

 

 

Escovação ruim 
A causa mais simples e comum é a mesma que provoca o problema nos adultos. Má higienização bucal. E muitas vezes a culpa é dos pais que acreditam que não precisam levar tão a sério higiene bucal de seus filhos.


Para começar, a higienização bucal infantil deve ser introduzida desde cedo, quando a criança ainda nem tem dente. “Os pais podem enrolar gaze umedecida e realizar a limpeza das gengivas e língua, após cada mamada. Com a introdução alimentar, por volta dos seis meses, esses cuidados devem ser redobrados”, diz Maria Cecília Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

Quando os primeiros dentes começarem a nascer e a escovação passa a fazer parte da rotina de higiene da criança, mais hábitos devem ser adotados. “Recomendamos que os pais escovem os dentes na frente dos filhos até os cinco anos, pois crianças dessa faixa etária tendem a imitar os pais. Nessa fase já é indicado realizar a escovação três vezes ao dia, após as refeições”, diz Maria Cecília.

O ideal é apresentar o fio dental às crianças desde cedo, mesmo que seu uso ainda não seja eficiente por causa dos espaços entre os dentes ou pela coordenação motora em desenvolvimento.

Já o uso de bochechos com antissépticos bucais para combater o mau hálito em crianças não é aconselhável. “O produto pode mascarar o problema, retardando a resolução definitiva, além de haver o risco de crianças menores o engolirem, pois nem sempre sabem cuspir”, diz a especialista.

Sinusite e amigdalite 
Problemas respiratórios como sinusite e amigdalite são bastante comuns em crianças e eles podem causar mau cheiro bucal também. “Nesses casos, o mau hálito ocorre tanto pelo ar eliminado pela boca quanto pelas narinas e geralmente surge associado a outros sintomas como coriza, tosse ou febre. Esse tipo de halitose se resolve quando a infecção acaba”, diz a especialista.

Corpos estranhos no nariz 
Quem é mãe sabe que não é tão incomum crianças pequenas inserem corpos estranhos no nariz, sendo esta também uma das causas de mau hálito infantil. “Geralmente esse é um diagnóstico realizado pelo médico otorrinolaringologista e a alteração no hálito cessa com a remoção do agente causador”, diz Maria Cecília. 

Respiração bucal 
Por conta dos inúmeros problemas respiratórios que as crianças costumam apresentar, a respiração bucal se torna algo corriqueiro na vida delas. “Respirar pela boca favorece a halitose, pois causa o ressecamento da mucosa bucal aumentando a descamação local. Assim, estas células descamadas se acumulam sobre a língua e acabam servindo de alimento para as bactérias bucais, que por sua vez, liberam gases ricos em enxofre, o grande responsável pela halitose bucal”, diz a especialista.

Bullying 
O mau hálito é coisa séria e deve ser encarado desta forma pelos pais, pois pode trazer sérios problemas à autoestima e à vida social da criança, propiciando exclusão e até mesmo o “bullying”.

“Ao observar uma criança tímida ou insegura, os pais devem verificar se há relação entre estas características e o mau hálito. O impacto social provocado pela halitose prejudica a qualidade de vida, além de poder indicar a existência alterações na saúde que precisam ser diagnosticadas e tratadas”, diz Maria Cecília. 
 

 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites