ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2018 - Mau Hálito, um problema de saúde pública

Publicado em : 27/08/2018

Estudo recente indica que Cirurgiões-Dentistas costumam encaminhar pacientes com queixa de halitose para Gastroenterologistas e Otorrinos. Os médicos, por sua vez, encaminham para o Cirurgião-Dentista. Isso além da solicitação de exames complementares de alto custo, muitas vezes desnecessários, como endoscopias e radiografias da face.

Halitose é um problema de saúde pública.

Entenda como ser parte da solução em 6 perguntas:

 

Quais são as causas?

A prevalência de casos de halitose na população é de 32%. Aproximadamente 90% são originados exclusivamente por alterações na cavidade bucal como biofilme lingual (saburra), doenças na gengiva, cáries dentre outros. Apenas 10% são de origem extrabucal como desordens do trato respiratório ou gastrointestinal.


Qual é o profissional que deve conduzir o tratamento?

Como a boca é responsável pela maioria das causas, o Cirurgião-Dentista é o profissional de saúde mais indicado para estabelecer o diagnóstico e tratamento da halitose. Sempre que necessário ele também atua de maneira interdisciplinar com outras especialidades médicas, visto que estas podem apresentar doenças que serviriam de co-fatores para o desenvolvimento da halitose bucal.


Como se dá o diagnóstico e tratamento?

Embora a halitose possa ser de origem intra ou extrabucal, uma avaliação clínica minuciosa é capaz de detectar a presença de fatores associados à formação de compostos odoríferos relacionados à halitose.  O tratamento deve ser baseado no combate à causa que determina a produção dos gases voláteis causadores do mau odor.


São necessários exames complementares?

A solicitação de exames complementares de alto custo aos serviços de saúde como endoscopias e radiografias de face é comum. No entanto, na maioria das vezes estes exames são desnecessários para o diagnóstico realizado pelo Cirurgião-Dentista. 


Por que é importante que o profissional de saúde conheça mais sobre a Halitose?

A literatura descreve que indivíduos portadores de halitose possuem as relações interpessoais dificultadas devido ao odor fétido do hálito, podendo inclusive desenvolver consequências psicológicas graves e impacto na qualidade de vida. Sendo assim, o profissional tem a responsabilidade de comunicar a alteração e indicar o tratamento.


Como o Profissional de Saúde pode se qualificar para tornar seu tratamento mais eficiente?

A Associação Brasileira de Halitose indica cursos de qualificação.

 

 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites