ABHA | Associação Brasileira de Halitose

Abrir Menu Mobile

Fique por dentro

Fique por Dentro

Tudo o que aconteceu no 6º Encontro Brasileiro de Halitose

Publicado em : 27/07/2019

 

Organizar o 6º Encontro Brasileiro de Halitose é um desafio. Mas, que satisfação sentimos ao compartilhar um resumo do que aconteceu! Quanta troca de conhecimento e oportunidades!

O evento começou com a Presidente da Abha, Dra. Cláudia Gobor e o Coordenador Científico do 6º Encontro Brasileiro de Halitose, Dr. João Paulo Pinto agradecendo aos presentes, aos membros da Associação e  as alianças estratégicas que tornaram tudo possível. Fizeram menção direta a ABO/RJ, que há anos é parceira Abha e possibilita que o Encontro faça parte da programação do CIORJ. E também a Daudt, empresa que apoiou o evento e contribuiu para que fosse possível reunir palestrantes de altíssimo nível. 

Simpósio Halitose: Como eu diagnostico e trato

Em seguida, o Simpósio ‘Halitose: Como eu diagnostico e trato’ começou com a palestra da Dra. Celi Vieira. Sua fala representou uma introdução sobre conceitos básicos e aspectos de diagnóstico, e contextualizou os profissionais que ainda não atuam na área. Eles tiveram a oportunidade de construir uma base diferenciada de conhecimentos com uma expert no assunto. Em seguida, o Simpósio continuou com a palestra da Dra. Cecília Aguiar que fez uma palestra brilhante. Com didática e capacidade de síntese marcantes, ela também abordou questões relacionadas a diagnóstico e tratamento da halitose.

A terceira parte do Simpósio foi  de aberta para perguntas e representou uma excelente oportunidade para desenvolvimento de raciocínio clínico. Na halitose, assim como em outras áreas da Odontologia, existem diferentes abordagens terapêuticas que conduzem ao sucesso, que neste  caso é representado pelo controle das alterações. E como as professoras têm abordagens diferentes, a troca foi muito enriquecida. 

Uso de probióticos no tratamento da Halitose

Na sequência o Professor Michel Messora falou sobre o “Uso de probióticos no tratamento da Halitose.” Ele, que é referência mundial em pesquisas sobre o uso de probióticos na Odontologia, em especial na periodontia, apresentou suas pesquisas e avaliou criteriosamente todos os resultados científicos sobre o uso de probióticos, especificamente no tratamento da halitose. Durante sua apresentação, o Prof. Michel trouxe dados introdutórios e relevantes, como o fato de termos cerca de 10 trilhões de células humanas para 100 trilhões de células bacterianas. Ou seja, existem mais bactérias do que células no corpo humano. E a palestra elucidou com riqueza de informações estas relações da microbiota com o corpo, demonstrou como questões de saúde e comportamental alteram a microbiota, fazendo com que bactérias inicialmente comensais acabem dando lugar a bactérias patobiontes, indutoras de patologias em um processo de disbiose.

Halitose e o aparelho digestivo

Depois de um intervalo para networking e para rever os amigos, o 6º Encontro teve sequência com a palestra do médico gastroenterologista e membro da Abha, Dr. Francisco Amaral. Ele falou sobre ‘Halitose e o aparelho digestivo” e mostrou que determinadas patologias do aparelho digestivo, como o divertículo de Zenker por exemplo, podem ser uma causa direta de halitose. Mas isso é pouco comum e dentre os casos de halitose 90 a 95% são exclusivamente de origem bucal. Ele também apresentou outra via de alteração direta do hálito relacionada ao aparelho gastrointestinal, através de um mecanismo de halitose sistêmica. Um processo de desequilíbrio que pode provocar acúmulo de moléculas de mau odor na corrente sanguínea, fazendo com que elas cheguem ao pulmão e sejam eliminadas a partir de trocas gasosas pelo ar expirado. A palestra do Dr. Francisco Amaral foi de suma importância por apresentar evidências médicas e contribuir para quebrar o mito clássico de que a halitose vem do estômago, já que inclusive entre Cirurgiões-Dentistas ainda existem  profissionais que acreditam nisso. 

20 anos de experiência clínica no tratamento da halitose

Na sequência, ouvimos a Dra. Beatriz Alhanati e seus mais de 20 anos de experiência no tratamento da halitose. Ela foi uma das primeiras profissionais a fazer parte da Abha e tem uma atuação muito diferenciada. É homeopata, trabalha com florais e tem uma capacitação extraordinária para enxergar o essencial, que tantas vezes é invisível aos olhos. Em sua palestra, a Dra. Beatriz falou sobre a importância de entender o indivíduo como um todo, atuar de forma holística e buscar compreender todas as situações que podem influenciar direta ou indiretamente a alteração do hálito.

Laserterapia para estimulação do fluxo salivar

E o evento foi finalizado com a palestra da Dra. Daiane Meneguzzo. Ela é professora em cursos de habilitação em laserterapia e falou sobre “Laserterapia para estimulação do fluxo salivar.” Em sua fala ela apresentou os diferentes aspectos de funcionamento do laser, a forma como ele atua nas células humanas, quais são as ações benéficas e como elas acontecem. Compartilhou informações sobre laserterapia para alteração dos padrões salivares a partir do estímulo das glândulas salivares e debateu protocolos. A Dra. Daiane também explicou porque a laserterapia tem um efeito mais duradouro do que outras técnicas aplicadas para transformação do padrão salivar, que muitas vezes acabam com atuação paliativa.

Mas, se você pensa que o 6º Encontro Brasileiro de Halitose se resume a palestras e excelentes trocas de conhecimento, saiba que além de todo este conteúdo ainda tivemos novas amizades se concretizando, laços se fortalecendo e uma animada programação social.

Em resumo, o 6º Encontro Brasileiro de Halitose foi um grande sucesso! E isso só foi possível porque todos os detalhes foram pensados e programados com todo o cuidado. Por isso, não podemos deixar de agradecer a comissão organizadora e a diretoria da Associação. Em especial, a Dra. Cláudia Gobor e ao Dr. João Paulo Pinto pelo empenho e dedicação.

Agora, que venha o CIOPAR! E que você que está lendo este resumo possa estar conosco nos próximos eventos. Vamos juntos fazer da Abha uma Associação cada vez mais forte e efetiva na promoção do tratamento do mau hálito.

Quer saber mais sobre a Abha e como fazer parte da nossa comunidade? Envie uma mensagem para nós e vamos continuar a conversa. Será um prazer ter você com a gente!

 



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2023

 06/10/2023

Mau hálito pode gerar consequências psicológicas. Efeitos são tema da Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito.
Ações realizadas a partir do dia 22 de setembro vão informar e orientar a população e os profissionais da área.



Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

Com mais de 200 empresas presentes, 39º CIOSP proporcionou experiências interativas, serviços, campanhas de saúde bucal e extensa grade científica.

 08/07/2022

 CFO

 https://website.cfo.org.br/com-mais-de-200-empresas-presentes-39o-ciosp-proporcionou-experiencias-interativas-servicos-campanhas-de-saude-bucal-e-extensa-grade-cientifica/?preview=true&_thumbnail_id=21205

Realizado entre 29 de junho a 2 de julho, o CIOSP trouxe mais de 200 empresas oferecendo produtos e serviços que são a grande tendência do mercado odontológico, além de promover experiências ricas na área científica, para aprimorar [...]


PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

PEC ABHA - Quais os limites da teleodontologia?

 24/02/2022

  Aula aberta PEC-Abha! Evento Online e Gratuito Exclusivo para Cirurgiões-Dentistas. O Programa de Educação Continuada da Associação Brasileira de Halitose reúne profissionais referência no tratamento do hálito para ministrar [...]



Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito 2021

 22/09/2021

A Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito é realizada por profissionais da Associação Brasileira de Halitose que estão em diversas cidades do Brasil e se unem com um único propósito: conscientizar e informar a população de que [...]









Consultas on-line não são permitidas!

Consultas on-line não são permitidas!

 26/03/2020

Em tempos de isolamento e restrição social, cuidado com os “aproveitadores”. A Consulta Odontológica on-line não é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia. Então, qualquer Cirurgião-Dentista que ofereça diagnóstico [...]


voltar à página anterior
© 2016 — Todos os Direitos Reservados GO!Sites